Como escolher um bom protetor solar para a pele com melasma?
Saiba como escolher o protetor solar ideal para melasma; indicamos filtros solares bem avaliados, com FPS alto, para proteção e prevenção
O melasma é uma condição dermatológica caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, geralmente em áreas expostas ao sol, como o rosto e o pescoço. Esse problema é mais comum em mulheres e pode ser desencadeado por fatores como alterações hormonais, exposição solar excessiva e predisposição genética.
Para quem sofre com a condição, a proteção solar adequada não é apenas uma recomendação, mas uma necessidade para o controle e a prevenção do agravamento das manchas.
Ao escolher um bom produto, alguns cuidados devem ser tomados, como explica a dermatologista Patrícia Neves: “Escolher filtros solares com FPS de no mínimo 50 e PPD alto, e, se possível, com cor, ajuda quando falamos de melasma.”
A seguir, o Estadão Recomenda apresenta um mini guia para proteção solar, que vai desde a escolha do produto até a sua aplicação ideal, a partir de orientações da médica.
Como conseguir uma boa proteção?
Além do FPS, outros fatores são determinantes para a eficácia do produto, como a quantidade e a frequência de reaplicação. A dermatologista explica que a regra dos três dedos – aplicar o protetor ao longo dos dedos indicador, médio e anelar e espalhar essa quantidade pelo rosto e pescoço – é a aplicação ideal: “Use 2 mg, equivalente à regra dos três dedos completos para o rosto. Reaplique a cada 2 a 3 horas, mesmo em locais fechados e em dias nublados ou chuvosos.”