Venda de OTC em farmácias já movimenta R$ 88,1 bilhões
O mercado de produtos OTC e de consumer health consolida-se como motor de crescimento das farmácias. Indicadores inéditos da IQVIA apontam que essa categoria movimentou R$ 88,1 bilhões em vendas nos últimos 12 meses até outubro. O avanço é de 16,9% em relação ao mesmo período anterior.
“Esse desempenho é tracionado pela maior atenção do consumidor ao autocuidado e tem como impulso especialmente o pequeno varejo no Sul-Sudeste, que agrega o associativismo e as farmácias independentes”, contextualiza Ulysses Danté, head da unidade de negócios de Consumer Health da consultoria, que apresentou e analisou os dados no último workshop Retail Farma Brasil, no início deste mês.
Considerando a América Latina, os chamados não medicamentos já representam 21,3% do mercado farmacêutico regional. “E a expectativa é que esse segmento continue a registrar alta de dois dígitos até 2026, quando o Brasil deve totalizar R$ 136,4 bilhões em vendas”, projeta.
Principais aceleradores do mercado de OTC
Em média, os lançamentos nos últimos 12 meses contribuíram em 26,2% para a evolução do mercado de OTC. Só os testes rápidos e medidores relacionados à Covid-19 impulsionaram o setor em 33,6%.
Importância dos lançamentos para cada categoria
Gripes e resfriados | 2,7% |
Vitaminas | 3,0% |
Desodorantes | 5,3% |
Fórmulas infantis | 0,9% |
Proteção solar | 3,8% |
Conveniência | 1,8% |
Troca bebê | 1,0% |
Testes & medidores | 33,6% |
Os artigos de higiene, beleza e nutrição concentram 75,5% dos novos produtos de consumer health. “Porém, na contramão do que dizem os números, o volume de lançamentos de OTC passa por uma diminuição gradual. Se em 2020 eles representavam 32% do portfólio de não medicamentos das farmácias, hoje respondem por apenas 11,6%”, alerta.
Impactos do mercado de OTC nas vendas online
Já no caso das vendas online, os lançamentos não têm peso tão expressivo. “O que influencia o crescimento no e-commerce, basicamente, é o volume”, complementa Danté.
OTC | HBN | |
Volume | 67,3% | 63,1% |
Novos SKUs | 14,3% | 20,5% |
Preço/ Mix | 18,4% | 16,4% |