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Venda de OTC em farmácias já movimenta R$ 88,1 bilhões

O mercado de produtos OTC e de consumer health consolida-se como motor de crescimento das farmácias. Indicadores inéditos da IQVIA apontam que essa categoria movimentou R$ 88,1 bilhões em vendas nos últimos 12 meses até outubro. O avanço é de 16,9% em relação ao mesmo período anterior.

“Esse desempenho é tracionado pela maior atenção do consumidor ao autocuidado e tem como impulso especialmente o pequeno varejo no Sul-Sudeste, que agrega o associativismo e as farmácias independentes”, contextualiza Ulysses Dantéhead da unidade de negócios de Consumer Health da consultoria, que apresentou e analisou os dados no último workshop Retail Farma Brasil, no início deste mês.

Considerando a América Latina, os chamados não medicamentos já representam 21,3% do mercado farmacêutico regional. “E a expectativa é que esse segmento continue a registrar alta de dois dígitos até 2026, quando o Brasil deve totalizar R$ 136,4 bilhões em vendas”, projeta.

Principais aceleradores do mercado de OTC

Em média, os lançamentos nos últimos 12 meses contribuíram em 26,2% para a evolução do mercado de OTC. Só os testes rápidos e medidores relacionados à Covid-19 impulsionaram o setor em 33,6%.

Importância dos lançamentos para cada categoria

Gripes e resfriados 2,7%
Vitaminas 3,0%
Desodorantes 5,3%
Fórmulas infantis 0,9%
Proteção solar 3,8%
Conveniência 1,8%
Troca bebê 1,0%
Testes & medidores 33,6%

 

Os artigos de higiene, beleza e nutrição concentram 75,5% dos novos produtos de consumer health. “Porém, na contramão do que dizem os números, o volume de lançamentos de OTC passa por uma diminuição gradual. Se em 2020 eles representavam 32% do portfólio de não medicamentos das farmácias, hoje respondem por apenas 11,6%”, alerta.

Impactos do mercado de OTC nas vendas online

Já no caso das vendas online, os lançamentos não têm peso tão expressivo. “O que influencia o crescimento no e-commerce, basicamente, é o volume”, complementa Danté.

OTC HBN
Volume 67,3% 63,1%
Novos SKUs 14,3% 20,5%
Preço/ Mix 18,4% 16,4%

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