
Venda de medicamentos de referência mais que dobra na Integração Farma
Em janeiro, transações envolvendo esses remédios cresceram 128,55%
Os medicamentos de referência começaram 2025 fortalecendo sua relevância na atuação da Rede Integração Farma. A entidade, composta por distribuidoras regionais que atendem 40% das farmácias e 76% dos municípios do país, conseguiu dobrar as vendas da categoria.
No primeiro mês do ano, a comercialização desses remédios cresceu 128,55% no comparativo com 2024. No trimestre finalizado agora em janeiro, o avanço também foi considerável, com crescimento de 104,29% em relação ao mesmo período anterior.
“Esse avanço demonstra que os distribuidores regionais também conseguem trabalhar muito bem com essa categoria de produtos, fazendo-a chegar às farmácias independentes com rapidez e agilidade”, aponta o diretor executivo, Geraldo Monteiro.
Medicamentos de referência ganham corpo, mas genéricos são carro-chefe
Os genéricos ainda seguem como protagonistas no negócio da Integração Farma. Afinal, eles representam 34% do valor total de vendas de medicamentos realizadas pelas distribuidoras vinculadas à entidade.
No trimestre finalizado em janeiro, o crescimento foi de 11,55% e, apenas no primeiro mês do ano, o avanço foi de 31,09% No comparativo com dezembro de 2024, também houve ganho, no caso, de 10,15%.
Farmácias independentes são 61% dos clientes
As farmácias independentes são as mais presentes na carteira de clientes da Integração Farma, representando 61,3% do montante total. “Elas precisam muito do apoio do distribuidor, que é o grande fomentador e apoiador para sua sobrevivência e fortalecimento. Por isso, nosso grupo tem ajudado esses empreendedores fornecendo um melhor mix de produtos, crédito, treinamento, entre outras iniciativas”, afirma o executivo.