• contato@redeintegracaofarma.com.br
  • 11 4081-1028

Varejo farmacêutico cresce em 2023 e mantém público fidelizado próximo, segundo Bnex

ascensão farmacêutica no varejo brasileiro ganhou mais um capítulo positivo. De acordo com o estudo Shopper Report Farma 2023, realizado pela Bnex, o setor obteve 22,6 milhões de transações, com mais de 5,6 milhões de consumidores.

Com aumento de 14% no número de clientes fidelizados, o varejo farmacêutico também experimentou alta em outros índices importantes. É o caso do faturamento 4,19% maior que em 2022, bem como os saltos em quantidade de clientes (7,1%), ticket médio (5,5%) e gasto médio (6,36%).

Entre os destaques, o levantamento mostra retração em quantidade de tickets gerados (1,29%) e itens no carrinho (1,08%). Contudo, como visto acima, não houve impacto no valor da compra ou na média de preços.

O ticket médio, aliás, fechou o último ano em R$ 52,76. No olhar mais específico para clientes fiéis, o valor chegou a R$ 68,09. Por outro lado, o gasto médio passou para R$ 138,90.

Veja, abaixo, o mapeamento das oscilações ao longo dos 12 meses de 2023:

Opinião de especialistas

De acordo com Tamara Paccas, estatística da Bnex, preparação será uma das palavras de ordem para o varejo farmacêutico em 2024.

A EXPECTATIVA PARA O SETOR FARMACÊUTICO EM 2024 ENVOLVE UMA SÉRIE DE DESAFIOS, INCLUINDO POSSÍVEIS PERTURBAÇÕES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS POR CAUSA DE EVENTOS GEOPOLÍTICOS, AUMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DEVIDO A MUDANÇAS NA POLÍTICA FISCAL E NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RESPOSTA A ESSES FATORES. AS EMPRESAS DO SETOR PRECISAM ESTAR PREPARADAS PARA SE ADAPTAR A ESSAS CONDIÇÕES E ENCONTRAR MANEIRAS DE MANTER A COMPETITIVIDADE E ATENDER ÀS NECESSIDADES DO MERCADO

Já Evandro Alampi, head de Inteligência da Bnex, complementa com o que acredita ser uma obrigação para os próximos anos no setor: entendimento da diversidade regional do Brasil.

ADAPTAR-SE ÀS DIFERENÇAS LOCAIS NÃO É APENAS UMA ESTRATÉGIA SÁBIA. ESSA JOGADA É ESSENCIAL PARA SE DESTACAR NA COMPETIÇÃO. EM VEZ DE UM PLANO ÚNICO PARA TODOS, VAMOS PENSAR EM ESTRATÉGIAS QUE FAZEM SENTIDO PARA CADA REALIDADE.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/varejo-farmaceutico-2023-resultados-bnex

Categorias