• contato@redeintegracaofarma.com.br
  • 11 4081-1028

Transformação digital: quais são as tendências para a área da saúde

Consultas e acompanhamento médicos apenas por vídeo chamada? Enfermeiros sendo auxiliados por Inteligências Artificiais? O que a tecnologia reserva para os profissionais da saúde?

Médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, farmacêuticos… a área da saúde é muito ampla e engloba muitos profissionais. Mas uma coisa que todos têm em comum além de lidar com o bem-estar dos seres humanos, é que todos estão vendo a sua forma de trabalho sendo transformada pela tecnologia e a inovação.

Muitas coisas que víamos só em filmes ou livros agora já são uma realidade, mas quais são essas mudanças e como acompanhar todas elas?

Já em 2011, 7,7% dos estudantes de medicina nos Estados Unidos buscavam outro diploma além de medicina, de acordo com a Association of American Medical Colleges. Em 2017, essa parcela havia aumentado para quase 10% dos alunos em programas de dupla titulação.

Esses dados confirmam que a necessidade profissional em buscar atualização constante sobre novas tecnologias e inovação, é algo indispensável e que cada vez mais têm sido cobrado na carreira de qualquer profissional.

Não adianta ir contra os avanços tecnológicos, também não adianta estar a favor mas não conhecê-los. O ideal é ter um bom conhecimento e saber usar a tecnologia a seu favor como fazemos em diversas áreas do nosso cotidiano.

— Gustavo Meirelles, Diretor Médico do Grupo Alliar e Presidente da I2A2

Mudanças e desafios que já são uma realidade

Telemedicina, dispositivos médicos habilitados para inteligência artificial (IA) e registros eletrônicos de saúde em blockchain são apenas alguns exemplos concretos de transformação digital na área da saúde, pois estão reformulando completamente a forma como interagimos com profissionais de saúde e como as decisões são tomadas sobre planos de tratamento e resultados de saúde.

Agilizar o trabalho dos médicos, automatizar processos, melhorar os resultados dos pacientes, reduzir o erro humano e diminuir os custos por meio da web e dispositivos móveis, esses são alguns dos benefícios da realidade tecnológica na área da saúde.

Essas mudanças permitem que o profissional tenha mais tempo para interação humana, deixando para as máquinas as tarefas automatizadas.

— Gustavo Meirelles

Telesaúde

Durante a pandemia, o uso da telemedicina disparou, ajudando então a eliminar contatos indesejados, permitindo que os pacientes gerenciarem suas condições.

A telesaúde tem tudo a ver com inclusão e conveniência – mais pacientes têm a oportunidade de acessar cuidados relacionados à saúde, incluindo pessoas com deficiências e pessoas que vivem em áreas remotas, além de acompanhar a rotina de cada um.

Inteligência artificial

A IA está sendo aplicada na área da saúde para a prevenção de diagnóstico precoce. Graças aos modelos de aprendizado de máquinas que dependem de grandes conjuntos de dados, incluindo idade e condições do paciente, os profissionais de saúde podem detectar doenças em estágios iniciais. Além disso, é possível prever uma possível doença muito antes de seus sintomas se manifestarem.

A tecnologia de IA é especialmente importante quando se fala de doenças graves. A IBM divulgou descobertas de que seu modelo poderia detectar câncer de mama em 87% dos casos analisados. Com a IA, os especialistas médicos podem tomar decisões com base em sua experiência e em dados, levando sua tomada de decisão a um nível totalmente novo.

Graças à inteligência artificial, a futura base da saúde pode ser construída em torno de medidas preventivas e não de tratamento.

Big data

Para o setor da saúde, o big data pode fornecer vários benefícios importante, como:

  1. Menor taxa de erros de medicação: por meio da análise do prontuário do paciente, o software pode sinalizar qualquer inconsistência entre a saúde do paciente e as prescrições de medicamentos, alertando os profissionais de saúde e os pacientes quando houver um risco potencial de erro e medição.
  2. Facilitando o cuidado preventivo: um grande volume de pessoas entrando em salas de emergência são pacientes recorrentes também chamados de “viagens frequentes”. A análise de big data pode identificar essas pessoas e criar planos preventivos para evitar que elas retornem.
  3. Equipe mais precisa: a análise preditiva de big data pode ajudar hospitais e clínicas a estimar as taxas de admissão futuras, o que ajuda essas instalações a alocar a equipe adequada para lidar com os pacientes. Isso economiza dinheiro e reduz os tempos de espera na sala de emergência quando uma instalação está com falta de pessoal.

Como fazer parte dessas grandes mudanças?

É importante entender que a transformação digital na área da saúde é um processo contínuo. Envolve uma reestruturação completa das instituições de saúde e outras organizações, e as mudanças não acontecem da noite para o dia.

Em vez disso, a saúde está evoluindo de fragmentos díspares para um ecossistema integrado. Essa abordagem permite que os profissionais de saúde resolvam problemas significativos com sucesso, mantendo o foco no paciente e o atendimento baseado em valor.

Para quem é profissional da saúde e está buscando fazer parte da inovação, o curso Saúde 4.0: Gestão Tecnologia e Inovação da Pós PUCPR Digital é totalmente voltado para gestores de diferentes áreas de atuação que querem aprofundar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias na saúde.

Então além de ter aula com os melhores profissionais do Brasil e do mundo, o curso se encaixa em sua rotina pessoal e de trabalho, facilitando que você se prepare para o futuro sem ao menos precisar sair de casa.

Segundo Gustavo Meirelles, Diretor Médico do Grupo Alliar e Presidente da I2A2, esses temas deveriam fazer parte da formação dos profissionais da saúde já na faculdade ou na residência, no caso dos médicos.

Para aqueles que não tiveram, é importante complementar o aprendizado, seja participando de congressos, lendo publicações científicas, se inteirando ao máximo das novas tecnologias, pois elas farão parte do futuro.

— Gustavo Meirelles
Categorias