Setor de artigos farmacêuticos tem alta de 10% nas vendas em março, aponta o Índice Stone Varejo
Para especialista da Linx, o resultado reflete busca do consumidor por medicamentos antes do reajuste de abril
Em março, as vendas no segmento de artigos farmacêuticos registraram alta de 10% em relação ao mesmo período de 2022. É o que aponta a terceira edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que apresenta dados mensais de movimentação no setor. De acordo com o levantamento, apenas dois setores registraram crescimento no terceiro mês do ano: artigos farmacêuticos e móveis e eletrodomésticos (1,8%).
Para Luis Fischpan, diretor executivo da Linx Farma, a alta é reflexo da busca por medicamentos no período pré-reajuste, que tradicionalmente ocorre em abril. “Sempre que possível, o consumidor estoca alguns produtos já pensando no reajuste que está por vir. Com isso, os medicamentos puxaram as vendas”, explica. A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder no segmento de tecnologia para o varejo e possui 13% do marketshare no mercado de farmácias no Brasil.
Outros cinco segmentos não conseguiram alcançar resultados positivos. São eles: livros, jornais, revistas e papelaria (9,2%), tecidos, vestuários e calçados (4,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%) e material de construção (1,2%). O objetivo do estudo é mapear mensalmente os dados de pequenos a grandes varejistas e divulgar um retrato do varejo nacional.