Quatro dos dez medicamentos mais vendidos no país são para hipertensão arterial
Destacam-se nessa lista os medicamentos losartana, enalapril, atenolol e anlodipino; dia 26 é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, destaca a importância da conscientização sobre essa condição de saúde comum, mas muitas vezes negligenciada. Segundo Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), quatro dos dez medicamentos mais vendidos no Brasil em 2023 estavam indicados para o tratamento de hipertensão arterial.
No dia 26, próxima sexta-feira, é fundamental, segundo especialista, entender não apenas as medidas preventivas, mas também os tratamentos disponíveis, incluindo medicamentos genéricos. A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição em que a pressão do sangue nas artérias está cronicamente elevada. Isso pode aumentar o risco de complicações graves, como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), insuficiência cardíaca e danos aos rins.
Confira as litas dos 10 genéricos mais vendidos em 2023 no Brasil
- Losartana
- Dipirona sódica
- Hidroclorotiazida
- Nimesulida
- Simeticona
- Tadalafila
- Enalapril
- Atenolol
- Sildenafila
- Anlodipino
Destacam-se nessa lista os medicamentos losartana, enalapril, atenolol e anlodipino, que são para tratamento para hipertensão arterial.
Sobre a PróGenéricos
Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) congrega os principais laboratórios que atuam na fabricação e na comercialização desses produtos no país. Sem fins econômicos, a organização tem como missão contribuir para a melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil, através da consolidação e da ampliação do mercado de genéricos e de biossimilares.