Não medicamentos superam R$ 40 bilhões de receita
Os não medicamentos superaram pela primeira vez a barreira de R$ 40 bilhões em faturamento nas farmácias. Os dados correspondem ao período de julho de 2022 a junho deste ano, apontando um incremento de 13,93% em relação ao mesmo intervalo anterior.
E quem mais contribui para essa performance são as fabricantes multinacionais, com quatro representantes entre as top 20 e todas com vendas acima de R$ 2 bilhões.
Na primeira colocação, a L’Oréal contabilizou R$ 2,9 bilhões em vendas de não medicamentos, um crescimento de 11,45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, a companhia registrou um avanço de 18,5% nas vendas, o equivalente a 38,26 bilhões de euros. Grande parte do impulso veio justamente do mercado latino-americano, com especial destaque para México e Brasil. A região apresentou forte crescimento, com aumento de 34,1%. O Brasil é um grande motor da aceleração da divisão de consumo no mundo.
Apresentando um crescimento de 30,06%, a Nestlé ocupa a segunda posição, com R$ 2,7 bilhões em vendas. Este ano, a Nutren, marca líder da empresa no mercado de suplementos em pó, ganhou corpo com o lançamento de seis vitaminas e minerais em cápsulas, o que marcou a estreia da Nestlé em um segmento que movimenta R$ 11 bilhões no Brasil, segundo dados da lobalpraxis.
Fechando o top 3 figura a P&G, que registrou R$ 2,5 bilhões em vendas de não medicamentos, um crescimento de 22,94%. Em junho, a companhia deu início às operações de sua nova fábrica no Rio de Janeiro, em um investimento de R$ 600 milhões. Trata-se do maior aporte da P&G no Brasil nos últimos cinco anos, que tem como objetivo respaldar a ampliação do mix. Nos últimos 12 meses até maio, a empresa teve incremento acima de 10% nas vendas em todas as categorias.
Para especialistas, a pandemia deu vazão ao papel das farmácias como importantes pontos de conveniência e bem-estar para os consumidores. “E as marcas que encabeçam o ranking priorizaram as negociações com o varejo farmacêutico nesse período, justamente para expandir canais e suprir a demanda do setor por maior diversidade no portfólio”, ressalta Paulo Paiva, VP da consultoria.
Top 20 campeãs de venda de não medicamentos
Ranking | Corporação | R$ | Crescimento |
1 | L’Oréal | 2.978,8 | 11,45% |
2 | Nestlé | 2.769,5 | 30,06% |
3 | P&G | 2.492,9 | 22,94% |
4 | Unilever | 2.184,0 | 22,69% |
5 | Kimberly-clark | 1.754,3 | 11,71% |
6 | Johnson Corp | 1.697,3 | 4,53% |
7 | Hypera Pharma | 1.262,5 | 40,32% |
8 | Beiersdorf | 1.192,9 | 24,77% |
9 | Danone | 1.070,4 | 18,95% |
10 | Colgate-Palmolive | 757,5 | 12,81% |
11 | Coty | 635,9 | 15,94% |
12 | Raia Drogasil | 611,7 | 18,52% |
13 | Grupo Cimed | 590,3 | 19,02% |
14 | GSK | 527,9 | 9,30% |
15 | Eurofarma | 478,1 | 20,23% |
16 | Pierre Fabre | 464,3 | 19,73% |
17 | Ontex | 431,2 | 10,20% |
18 | Sanofi | 426,6 | 50,57% |
19 | FQM | 422,4 | 6,15% |
20 | SCA Brasil | 419,4 | 36,54% |