Mercado de suplementos alimentares cresceu 8% apenas em 2024
No ano passado, o setor movimentou US$ 10 bilhões no país
Só em 2023, o mercado de suplementos alimentares no Brasil movimentou US$ 10 bilhões. Em 2024, esse montante aumento 8% – e a previsão é de continuar nessa tendência de crescimento até 2030, segundo o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Marcelo Bella.
De acordo com ele, esses números são motivados pelo aumento do interesse da população por opções saudáveis e por mais qualidade de vida. O ramo das academias, que já chegam a 34 mil unidades em todo o país, também têm crescido cerca de 10% a cada ano. “As pessoas, após a pandemia da covid-19, ficaram mais conscientes de que precisam mudar seus hábitos, a fim de melhorar sua saúde e não terem problemas de doenças graves e tentando evitar, ao máximo, o número de contágio dessas doenças”, diz.
A Abenutri foi entidade que enviou ao governo federal o estudo que levou ao anúncio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para a suspensão de 48 marcas de whey protein. Representando algumas dessas marcas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri) emitiu um posicionamento defendendo que a proibição é infundada.
Segundo a entidade, o laudo produzido pela Abenutri é de 2022 e analisou produtos que não são comercializados atualmente. “É importante reforçar que os laudos divulgados pela Abenutri não seguem padrões técnicos ou regulatórios estabelecidos pelos órgãos competentes e não são chancelados pela Anvisa”, afirmam, em nota.
O presidente da Brasnutri, Bruno Busquet, pontua que, antes de escolher um suplemento, é preciso buscar orientação de médico ou nutricionista para avaliar se há real necessidade de suplementação. “Além disso, é essencial adquirir os produtos em canais confiáveis e autorizados pelas marcas, para garantir a sua qualidade. Essa prática reduz o risco de comprar suplementos falsificados ou fora das normas”, diz ele, que destaca que a confiança no profissional que prescreveu o produto é igualmente importante.
“Antes de adquirir qualquer suplemento, também é necessário pesquisar a reputação da empresa que oferece o produto. Verifique há quanto tempo ela atua no mercado, sua credibilidade e como é avaliada pelos consumidores. Consulte plataformas como o Reclame Aqui ou outros órgãos de defesa do consumidor para identificar possíveis reclamações e entender o histórico da empresa”, acrescenta.