Indústria de suplementos integrativos, Central Nutrition pretende dobrar de tamanho em 2025
Para alcançar a meta, deverão ser investidos cerca de R$ 30 milhões
Depois de crescer 60% em faturamento, alcançando a marca de R$ 50 milhões em 2024, a Central Nutrition, sediada em Caratinga (Vale do Rio Doce), projeta dobrar de tamanho em 2025. A indústria de suplementos integrativos, criada em 2017, faz parte do Grupo Central, formado também pela Central Farma e Central Injetáveis.
De acordo com o CEO da Central Nutrition, Renildo Flores, para alcançar essa meta, deverão ser investidos cerca de R$ 30 milhões em 2025 em todo o processo. A maior parte será destinada a lançamentos, pessoal e participação em eventos.
“Desde aquela época já tinha a ideia de trazer inovação para o mercado de suplementos. Em 2018 veio o marco regulatório da suplementação alimentar, abrindo algumas possibilidades com o uso de novos ingredientes e associação que antes não eram permitidos. Começamos a trabalhar com blends de ingredientes que ampliam a gama de atuação dos suplementos. Chamamos isso de suplementos funcionais integrativos. Eles têm uma função superior e são, muitas vezes, indicados por profissionais de saúde”, explica Flores.
Segmento em alta – A suplementação dá origem a um mercado que segue aquecido no pós-pandemia. A segunda edição da Pesquisa de Mercado Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais) “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Toledo & Associados, publicada em 2023, revela que o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% em comparação à primeira edição da pesquisa, em 2015, e que os produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros.
Quanto à motivação, 90% dos entrevistados consomem suplementos como complemento à alimentação e 85% para melhorias na saúde e bem-estar. Foi registrado um aumento de 48% desses produtos durante a pandemia, sendo que 42% consumiram visando fortalecer a alimentação, 91% a imunidade; e 70% dos entrevistados, declararam que continuarão consumindo os produtos.
A perspectiva da Central Nutrition é de lançamentos voltados para a saúde intestinal ainda no primeiro semestre, mas a principal missão da indústria de suplementos integrativos na primeira metade do ano é consolidar os lançamentos feitos em 2024.
A unidade fabril da companhia trabalha basicamente com matéria-prima importada e produz um mix de 74 diferentes suplementos. Entre os principais mercados consumidores estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já são alcançados mais de 500 municípios por meio de uma rede de distribuição composta por mais de dois mil pontos multimarcas em todo o País, mas o principal canal de vendas é o digital.
Recentemente os produtos da Central Nutrition passaram a figurar nas prateleiras da rede Drogaria Araujo, aumentando a capilaridade em Minas Gerais e está em negociação com uma rede nacional de drogarias cujo nome ainda está sob sigilo.
Exportações – Ao mesmo tempo em que avança pelo mercado nacional, a empresa se prepara para exportar para os países do Mercosul. Atualmente a empresa já exporta os suplementos integrativos para Portugal e prepara a primeira remessa para a Coreia do Sul.
“A Coreia foi uma grande surpresa. Fomos prospectados e ao estudar o mercado, descobrimos que os coreanos são grandes consumidores de suplementos. A partir dessa primeira venda vamos poder fazer uma avaliação mais concreta, mas a expectativa é de uma boa recepção aos suplementos integrativos e que aquele país sirva de vitrine para toda a Ásia. O nosso principal projeto de exportação, porém, é para o Cone Sul. Já estamos adiantados no processo de adequação dos rótulos e estamos conversando com escritórios que atuam em vários países”, conta o executivo.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/negocios/central-nutrition-projeta-dobrar-de-tamanho-em-2025/?utm_source