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Indústria de beleza brasileira registra alta de 14% nas vendas

Alterações nos preços e buscas por maquiagens são responsáveis pelo crescimento

As vendas da indústria de beleza brasileira atingiram mais de R$ 2,3 bilhões nos primeiros sete meses de 2023. O montante representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com a Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.

Para Ana Seccato, diretora comercial da Circana, a alta registrada foi impulsionada pelas vendas da categoria de maquiagem e também pelos aumentos de preços em relação ao ano anterior. “Tivemos um aumento considerável no valor das vendas, porém quando analisados os dados de vendas por unidades, observamos uma retração de 2%. Essa queda se dá principalmente pela performance do segmento semisseletivo e massivo, que decresceram em todas as categorias”.

Ainda de acordo com a Circana, quando levantados os dados de produtos de prestígio, que contemplam as marcas de luxo, apesar do desaceleramento de fragrâncias – categoria de maior relevância dentro do mercado nacional – as vendas superam os números de 2022 em unidades, com um aumento de 12%.

A Circana atua globalmente, com diversas indústrias e destaca que 2023 tem sido o ano do mercado de beleza. “Comparando com os Estados Unidos, um dos maiores mercados consumidores mundiais, a única indústria a conseguir crescer, tanto em valores quanto unidades, foi a de beleza”, afirma Ana Seccato. “Muito dos motores que impulsionam o crescimento no Brasil são similares aos que vemos também lá fora, já que o consumidor está antenado às tendências globais”, complementa.

Tendências de categorias que impulsionam o mercado de beleza:

Maquiagem ultrapassa valores pré pandêmicos e dita tendências

A categoria mais afetada durante a pandemia já conseguiu retomar aos patamares de 2019. Desde 2022 o segmento cresce e já registrou alta de 33% em valores neste ano, muito impulsionado pela entrada de novas marcas internacionais e pelos produtos focados em lábios. Dos delineados marcados inspirados nos anos 90 aos lábios mais naturais e hidratados com glosses, lip oils e balsamos, a sinergia da categoria de maquiagem com ingredientes e benefícios de skincare estão em alta.

Categoria de fragrâncias desacelera mas ganha protagonismo nas redes sociais

Representando mais de 60% das vendas dos produtos de luxo, a categoria desacelera, mas ganha protagonismo nas redes sociais. Ela registra o menor crescimento do mercado, tanto em valores como em unidades, depois de anos de alta performance. Entre as estratégias vencedoras, o foco em lançamentos de fragrâncias de alta concentração como Parfums, Elixires e Intense, ganham espaço nas prateleiras das opções masculinas, principalmente. Além disso, a categoria ganha um grande aliado dentro das redes sociais: o TikTok. A ferramenta se tornou uma influência poderosa na descoberta e compra de fragrâncias pelos consumidores, com hashtags como #perfumetiktok e #perfumetok acumulando bilhões de visualizações. A mídia social contribui para compras por impulso e a exploração de diferentes marcas, com destaque aos produtos de nicho, que apesar de representarem somente 5% das vendas da categoria de prestígio, cresce pelo terceiro ano consecutivo acima da média do mercado.

Sinergia de maquiagem e tratamento impulsiona consumo

Prevenção vs correção: Os produtos com benefícios em hidratação, limpeza e multibenefícios são os que ganharam mais importância. Já a subcategoria líder como especialistas em idade, com foco em rugas e linhas de expressão, registrou uma queda de 3% nas vendas em unidades. Somado a isso, o foco de uma pele bem hidratada como um passo antecessor à maquiagem é um dos principais impulsionadores da categoria. Destaque também para produtos corporais como body sprays e cremes para regiões localizadas, que cresceram 51% nas vendas.

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