• contato@redeintegracaofarma.com.br
  • 11 4081-1028

Farmácias independentes já são 61% dos clientes da Integração Farma

O atendimento às farmácias independentes vem se consolidando como principal eixo de atuação da Rede Integração Farma. O grupo, que congrega 19 distribuidoras de medicamentos, já está presente em 76% dos municípios brasileiros.

Do total de varejistas atendidos pela rede, 61,3% são farmácias independentes. Outras 28,5% são representantes do associativismo, enquanto as redes compõem os demais 10,2%.

“As farmácias de menor porte precisam do apoio mais efetivo da distribuidora em áreas como acesso a crédito e gestão. Somos fundamentais para fomentar esse nicho e dar sobrevida a essas empresas, por meio de orientações sobre mix de produtos, apoio a treinamentos para os gestores e equipes das farmácias, entre outras atribuições”, afirma Geraldo Monteiro, diretor executivo da entidade.

Atendimento às farmácias independentes é mercado promissor

 Uma pesquisa do Instituto Axxus, repercutida pelo Panorama Farmacêutico em abril de 2023, revelou que 86% das farmácias independentes ainda registravam seus estoques manualmente, enquanto 95% não haviam nenhum tipo de sistema conectado a uma distribuidora. O levantamento ainda apontou que 99% das lojas independentes não contava com um sistema de cotação para avaliar as melhores opções de compra.

“Esses gargalos tornam ainda mais preponderante nosso papel. Não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, avalia.

A meta da Integração Farma, até o próximo ano, é estender esse modelo para 100% das unidades da Federação. O grupo já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional.

“Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para o atacado farmacêutico em seu território”, acredita Monteiro.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacias-independentes/

Categorias