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Endogen deve crescer 90% no mercado de cannabis

Healthtech busca intensificar investimentos em P&D, novo portfólio e otimização da estrutura de distribuição

Healthtech especializada em produtos de nutrição clínica e cannabis medicinal, a Endogen projeta encerrar 2024 com crescimento de 90% em comparação a 2023, e mais 70% em 2025. Em quatro anos, a evolução da empresa alcançou o patamar de aproximadamente 600%.

Para respaldar essa meta de expansão, a startup prepara novos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, ampliação do portfólio e otimização da estrutura de distribuição, sobretudo para atender à demanda prevista com a revisão da RDC 327.

Entre as estratégias está o desenvolvimento de produtos inovadores com insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da Colômbia, que contém alta concentração de canabinoides. A produção das primeiras linhas terá início em 2025, em parceria com a Cellera Pharma. A fabricação 100% brasileira terá como vantagem maior redução de custo e controle de qualidade mais eficiente em toda cadeia.

“A partir da cannabis colombiana, podemos desenvolver e fabricar produtos de maior valor agregado a um custo muito menor em relação ao da Suíça, país de onde importamos o produto final atualmente. Isso vai garantir à Endogen maior competitividade”, entende o CEO Lukas Fischer.

Fundada em janeiro de 2020, a Endogen foi criada a partir da iniciativa de grandes executivos de diferentes áreas da saúde. Além de Fischer, fundador da Zion Medpharma, a companhia reúne o médico Claudio Lottenberg, presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; o ex-diretor da Anvisa Dirceu Barbano; e Luis Otavio Caboclo, professor assistente de neurologia da Faculdade Israelita Albert Einstein.

O conselho diretor conta ainda com Daniel Tiraboschi, diretor executivo da Flora Cosméticos; Luiz Salomão e Paulo Zoppi, sócios-fundadores da rede de análises clínicas Salomão & Zoppi.

Mercado de cannabis em expectativa com revisão da norma

A revisão da RDC 327, aguardada para 2025 pelo mercado de cannabis, pode redobrar o fôlego da Endogen. Publicada em 2019, a resolução nasceu com caráter transitório e vigência de cinco anos, para atender à demanda crescente de pacientes que precisam de tratamentos com canabidiol.

A nova edição da norma pode dar mais segurança à concessão de autorização sanitária para fabricação, importação e comercialização, bem como prescrição, monitoramento e fiscalização de produtos de canabinoides para uso terapêutico via oral. “Também projetamos que a RDC incorpore o aval para produtos de cannabis medicinal de uso tópico, nasal e inalatório”, acrescenta Fischer.

O setor espera ainda que a revisão inclua a possibilidade de processar o canabidiol (CBD) de forma isolada em farmácias de manipulação, bem como a autorização da prescrição digital de produtos que contêm até 0,2% de THC. “Nos próximos dois anos, planejamos dispor da maior variedade de produtos de cannabis medicinal e nutrição clínica, com o melhor custo-benefício, nas farmácias brasileiras”, reforça.

Fortalecimento na área de distribuição

A estratégia de crescimento da Endogen também está ancorada no fortalecimento da cadeia de distribuição. Uma das novidades é parceria com a Abrafarma, que viabiliza a oferta do seu portfólio no grande varejo farmacêutico.

Outra frente é o investimento em ferramentas digitais que facilitam o acesso aos medicamentos e promovem o conhecimento sobre os benefícios da terapia junto à classe médica. Recentemente, a empresa anunciou o lançamento de uma plataforma desenvolvida em parceria com a Cann Doc, onde os pacientes podem se cadastrar e obter descontos que variam de 10% a 30% – dependendo da rede credenciada – na linha de cannabis da marca, por meio de um programa de benefícios de medicamentos (PBM).

Além disso, a plataforma oferece um sistema de geolocalização que permite ao usuário localizar a farmácia mais próxima para adquirir os produtos ou encontrar médicos que utilizam a cannabis em sua prática diária. Em uma segunda fase, outras funcionalidades serão implementadas. O objetivo é oferecer conteúdos e soluções que ajudem os médicos a proporcionar a seus pacientes um atendimento mais individualizado e baseado em evidências.

A healthtech também está lançando, em parceria com a Cannect, um ecossistema que visa facilitar o acesso ao tratamento com cannabis medicinal, além de levar educação médica aos prescritores. Neste canal, os pacientes poderão encontrar todos os produtos da Endogen e ainda se comunicar com médicos que atuam em medicina integrativa.

Na área de P&D, a healthtech está investindo em produtos de maior valor agregado, que combinam canabinoides com vitaminas, minerais e terpenos – bioativos que atuam de forma indireta no sistema endocanabinoide, contribuindo para o equilíbrio interno dos órgãos, sistemas e tecidos. “Esse enfoque trará um valor imensurável para nossa empresa, possibilitando o desenvolvimento de produtos inovadores e com registro de patentes”, conclui Fischer.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/mercado-de-cannabis-em-2024/

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