Consumidores gastam 28% a mais ao comprar pelo e-commerce, aponta PYMNTS
De acordo com levantamento da PYMNTS, os consumidores dependem mais de cartões de débito para as despesas do dia a dia. O método de pagamento foi superior a todos os outros, inclusive o cartão de crédito.
Os clientes, segundo a pesquisa, preferem fazer compras de itens cotidianos presencialmente; por exemplo, 88% dos consumidores gostam de fazer compras de supermercado pessoalmente. Em julho, os consumidores usaram o débito em 41% das transações de supermercado feitas presencialmente e o débito foi utilizado em 33% das refeições feitas em restaurantes presenciais.
Porém, as compras online, especialmente relacionadas a viagens, mostram uma realidade diferente. Em julho, 53% das transações de viagens online foram pagas com cartões de crédito. Muitos cartões oferecem recompensas, o que os torna atraentes para compras maiores e os consumidores, cada vez mais, valorizam esses benefícios para gastos relacionados a viagens.
Voos envolvem custos mais elevados e apresentam maiores riscos de cancelamento por fatores externos, tornando as compras de viagem mais arriscadas do que as compras do dia a dia.
Presencial vs. online: o que muda para o consumidor?
Embora as preferências dos consumidores estejam, geralmente, alinhadas com o tipo de produto e canal de compras, os comportamentos não são totalmente fixos.
As compras de supermercado permanecem enraizadas no ambiente físico, com quase 9 em cada 10 consumidores optando por encher seus próprios carrinhos. Embora a maioria prefira selecionar frutas, legumes e produtos perecíveis pessoalmente, alguns estão gradualmente migrando as compras de supermercado para o online, desafiando padrões tradicionais.
Assim como nas compras de supermercado, os clientes também preferem fazer as compras em restaurantes de forma presencial, com 83% das transações ocorrendo offline. Apesar da conveniência das opções online, 74% das transações no varejo ocorrem em lojas físicas. Os consumidores parecem preferir a imediatidade e os aspectos sociais das compras e refeições presenciais.
Em julho de 2024, 18% dos consumidores estavam menos propensos a realizar compras no varejo online em comparação a junho de 2022, quando os padrões de compra durante a pandemia ainda influenciavam o comportamento.
Por outro lado, o setor de viagens parece demonstrar uma preferência pré estabelecida dos consumidores pelas reservas online. Nos últimos 12 meses, 68% das compras relacionadas a viagens foram feitas pela internet.
No entanto, recentemente, a preferência tem diminuído: em julho de 2024, os consumidores estavam 16% menos propensos a fazer compras de viagem online em comparação a março e junho de 2022.
Embora os cartões de crédito dominem os gastos online com viagens, uma parcela notável de consumidores ainda usa o débito. Na verdade, o levantamento mostra que 1 em cada 5 consumidores usou o cartão de débito para comprar viagens online em julho de 2024.
As novas tendências sugerem que os consumidores valorizam, cada vez mais, a flexibilidade, impulsionada pela conveniência, recompensas ou estratégias de orçamento para compras de viagem.
Alguns dos fatores que influenciam a escolha de canal ou método de pagamento do consumidor são: evitar taxas extras ao reservar com um determinado cartão ou fugir de complicações – como atrasos de entrega ao comprar pessoalmente.
E-commerce e cartão de crédito: o par perfeito
Para as compras online, os consumidores escolhem predominantemente os cartões de crédito. Em função das transações envolverem valores maiores, o apelo ao cartão de crédito cresce.
As compras no varejo online tiveram uma média de US$87,70, enquanto nas lojas físicas essa média foi de US$79,10. Os consumidores gastam cerca de 11% a mais quando compram bens no e-commerce.
Da mesma forma, as transações relacionadas a viagens tiveram uma média de $397,20 online e $338,60 em lojas físicas — ou 17% a mais de gasto nas compras online.
Muitos emissores de cartões de crédito fornecem camadas adicionais de proteção contra fraudes e segurança nas compras quando realizadas online, oferecendo tranquilidade aos consumidores para compras de maior valor, especialmente em setores como o de viagens e o varejo.
Em resumo, segundo o estudo, os clientes preferem a conveniência das compras online para viagens e varejo, mas priorizam a experiência presencial ao comer fora e fazer compras de supermercado.