• contato@redeintegracaofarma.com.br
  • 11 4081-1028

De arroz a batom: febre da marca própria invade farmácias e supermercados

Apostando no preço mais acessível, o comércio capixaba vem oferecendo alternativas para o público com produtos próprios, como alimentos, materiais de limpeza e itens de beleza

As prateleiras de mercados e farmácias estão chamando a atenção do público por um motivo especial: a presença de produtos de marca própria lado a lado com mercadorias consagradas. Essa nova tendência traz artigos com as mesmas especificidades das empresas tradicionais, mas com valores mais em conta, e que despertam a curiosidade do consumidor.

A diferença de preço entre os produtos com rótulo da loja e das indústrias famosas chega a superar a casa dos 100% em alguns casos, conforme levantamento feito pelo Tá no Lucro (veja comparação ao final da matéria).

Os setores empresariais que apostam nos itens de marca própria são dos mais diversos, mas com destaque para os supermercados e farmácias, que acompanharam um movimento europeu, onde produtos alimentícios, de higiene e limpeza superaram o crescimento de marcas consolidadas no mercado.

“O custo-benefício é muito bom. Eles conseguem competir com outras marcas. Não é só o preço mais baixo, é o preço acessível com qualidade. Eu recomendo, com certeza”, afirma o servidor público Mário Avancini, de 42 anos, que tem o hábito de comprar produtos de limpeza e de farmácias vendido com a logo do estabelecimento ou com uma marca criada pela rede.

Uma pesquisa da Nielsen IQ afirma que 34% dos brasileiros consomem produtos embalados com o nome da loja. A presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), Neide Montesano, afirma que esse comportamento de apostar em novidades é algo já comum do brasileiro.

“O povo brasileiro gosta de experimentar. Apesar de termos parte da população que não pode errar na compra e precisa confiar no produto, nós experimentamos bastante. Se gostar da experiência, ele vai fazer a troca pela nova marca, que geralmente é mais barata”, declarou.

Segundo a Abmapro, em 2024, as redes farmacêuticas faturaram mais de R$ 4,5 bilhões, enquanto o varejo alimentar teve cerca de R$ 15 bilhões em ganhos com a venda de marcas próprias.

Para Montesano, esses números se justificam pelo bom trabalho das marcas na entrega do produto final. “Eles entregam a qualidade e aquilo que é prometido para o consumidor. À medida que ele compra algo, que ele economiza e às vezes supera a expectativa, acontece a fidelização do cliente”, comentou.

A percepção do público também mudou. Se antes havia desconfiança sobre a procedência dos produtos, agora há espaço para confiança e até preferência. A advogada Carla Labuto, de 51 anos, é cliente fiel de produtos da marca própria de um supermercado da Grande Vitória. “Eu compro leite, biscoito, leite condensado, entre outros. O valor é mais em conta e a qualidade é a mesma de marcas conhecidas”, conta. Ela diz que já recomendou os produtos para amigos e familiares.

Afinal, o preço é tão diferente assim?

A grande questão para o público geral é o preço, a crença que produtos de marca própria são melhores nas compras em mercados e farmácias, ajudando a fechar as contas do mês.

Segundo a especialista em comércio varejista Flávia Rapozo, o crescimento das marcas próprias no Brasil e no Espírito Santo é uma tendência que veio para ficar. “No início, esses produtos aproveitavam matérias-primas que não seriam vendidas de outra forma. Mas, hoje, as redes já fazem parcerias com indústrias consolidadas, que entregam produtos de qualidade com a embalagem do varejista. É uma estratégia de posicionamento no mercado e fidelização com o cliente”, explica.

A consumidora Érica Cunha, de 52 anos, também aprova. Para ela, a qualidade de muitos produtos é semelhante à de marcas consagradas. “Se tivesse todos os produtos da marca própria com um bom preço, eu trocaria sim”, afirma.

Além do fator econômico, Flávia Rapozo destaca outros atrativos: a ampliação do portfólio, o cuidado com a apresentação e até a inovação em alguns itens. “Hoje vemos produtos com prazo de validade estendido, testes de sabor nas lojas e uma atenção maior à experiência do consumidor.”

Produtos de marca própria

Veja diferença de preço em relação a marcas tradicionais

Levantamento foi feito pelo Tá no Lucro em junho de 2025. Preços podem ter passado por alterações.

Higiene Pessoal

ProdutoMarca PrópriaPreço (R$)Marca TradicionalPreço (R$)Diferença de preço
Sabonete hidratante 80gBH10,90Dove 90g12,9018,35%
Sabonete líquido 1LBH13,90Lux 1L18,9035,97%
Sabonete líquido 250mlNeeds (RaiaDrogasil)14,99Nivea 250ml18,9026,08%
Desodorante roll-onAmorável (Pague Menos)7,90Rexona 50ml13,9075,95%
Hidratante corporal 200mlNeeds (RaiaDrogasil)24,90Nivea 200ml29,9020,08%
Papel higiênico 16 rolosBH18,98Neve 16 rolos25,9036,46%

Limpeza Doméstica

ProdutoMarca PrópriaPreço (R$)Marca TradicionalPreço (R$)Direrença de preço
Amaciante 2LBH6,98Comfort 2L12,9084,81%
Sabão em pó 1,6kgBH11,90Omo Lavagem Perfeita 1,6kg23,90100,84%
Limpador multiuso 500mlBH3,30Veja 500ml6,99111,82%
Água sanitária 2LBH5,40Qboa 2L7,9947,96%
Desinfetante 2LBH6,40Lysoform 2L11,9085,94%
Detergente 500mlBH1,98Ypê 500ml3,2966,16%

Alimentos e Bebidas

ProdutoMarca PrópriaPreço (R$)Marca TradicionalPreço (R$)Diferença de preço
Leite integral 1LBH4,58Italac 1L5,2915,50%
CereaisCasa de Mãe (Carone)6,99Nestlé Corn Flakes 250g8,9928,61%
Biscoito cream cracker 170gBH1,98Piraquê 170g4,29116,67%
Leite condensado semidesnatadoBH4,90Moça 395g7,9061,22%
Batata palha 100gBH6,28Elma Chips 100g8,4935,19%
Pão de queijo congelado 1kgBH16,90Forno de Minas 1kg24,9047,34%
Água mineral sem gás 490mlBH0,78Crystal 510ml1,59103,85%

Saúde e Bem-Estar

ProdutoMarca PrópriaPreço (R$)Marca TradicionalPreço (R$)Diferença de preço
Vitamina C 1g c/ 30 unid.Needs (RaiaDrogasil)21,99Redoxon 1g c/ 30 unid.42,9095,09%
Multivitamínico adulto 60unDauf (Pague Menos)34,90Centrum 60 unid.59,9071,63%
Curativo c/ 10 unidadesNeeds (RaiaDrogasil)5,99Band-Aid c/10 unid.7,9933,39%
Termômetro digitalBem Cuidar (Farmes)29,90Omron Digital13,90-53,51%

Produtos de Beleza

ProdutoMarca PrópriaPreço (R$)Marca TradicionalPreço (R$)Diferença de preço
Protetor Solar Facial FPS 70 40g + Gel de Limpeza 60gNeeds (RaiaDrogasil)39,92La Roche-Posay Anthelios FPS 70 40g + Gel de Limpeza 60g89,90125,20%
Hidratante Facial Vitamina C 50gDauf (Pague Menos)35,99Nivea Hidratante Facial Vitamina C 50g49,9038,65%
Kit Cuidados Essenciais (3 produtos)Dauf (Pague Menos)35,99Nivea Kit Cuidados Essenciais (3 produtos)59,9066,44%
Shampoo + Condicionador + Sérum CapilarBem Cuidar (Farmes)69,99Pantene Kit Shampoo + Condicionador + Sérum89,9028,45%
Creme Ácido Glicólico 30gEver You (Drogarias Pacheco)61,99Creamy Ácido Glicólico 30g79,9028,89%

Fonte: https://www.agazeta.com.br/ta-no-lucro/de-arroz-a-batom-febre-da-marca-propria-invade-farmacias-e-supermercados-0925

Categorias