Redes de farmácias destacam-se em expansão de lojas
No ranking das 50 maiores varejistas do Brasil em número de lojas, as redes de farmácias reforçam como a capilaridade pode influenciar nos resultados. O segmento tem sete representantes na lista, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Cielo.
A RD Saúde ocupa a terceira posição em volume de pontos de venda, com 2.953 unidades, sendo líder do setor de drogarias e perfumarias. Há anos ela é uma das empresas com expansão orgânica mais agressiva. Na sexta colocação estão as Farmácias Pague Menos, com 1.632 lojas; seguida pelo Grupo DPSP (11º lugar/ 1.526), Farmácias São João (18º/ 1.098), Rede Total (34º/ 616), Panvel Farmácias (37º/ 600) e Clamed Farmácias (38º/ 600).
Segundo o estudo, o número de lojas de uma varejista não é uma medida exata de saúde financeira, mas demonstra uma capacidade relevante de atender às necessidades dos consumidores nas mais diversas regiões do país. “Uma empresa com presença geográfica mais ampla tende a diluir seus custos fixos e, com isso, se torna mais competitiva”, contextualiza Eduardo Terra, presidente da SBVC e responsável pelo estudo.
Ainda na visão do consultor, uma ampla presença física estimula as vendas online. “Isso acontece porque as lojas funcionam como outdoor das marcas, passam a ser usadas como ponto de retirada dos produtos adquiridos nos canais digitais ou mesmo como ponto inicial da logística de última milha em estratégias omnichannel”, acredita.
Maiores redes de farmácia em número de lojas
(Colocação no ranking geral do varejo e número de PDVs)
Redes de farmácias lideram também em novas lojas
As farmácias lideram a expansão de lojas no varejo nacional. Oito redes estão entre as companhias do setor com maior número de pontos de venda abertos no ano passado. O varejo farmacêutico destaca-se por contar com cinco representantes entre as 20 empresas em crescimento orgânico.
Na vice-liderança e com 270 novas unidades, atrás apenas da Cacau Show, a RD Saúde mantém, há anos, um ritmo de mais de 200 novos PDVs a cada 12 meses. Outras duas empresas do segmento figuram no top 10.
Top 20 em expansão orgânica
(Colocação e número de lojas abertas em 2023)
“O fato de o segmento ser considerado essencial e com demanda inadiável ajuda a explicar o ritmo de aberturas. E a digitalização dos negócios trouxe ainda mais importância para o ponto físico, na medida em que ele se tornou não só um centro de experiência para o cliente, como também um meio estratégico para coleta de dados capazes de aprimorar a jornada de compra”, entende.