Entenda o motivo de grandes lojas fecharem no Brasil
O fechamento de grandes lojas no Brasil não é uma novidade, nomes famosos anunciaram falência por motivos similares. Veja!
A atual crise da Americanas colocou em perspectiva um problema que acontece bastante no Brasil: o fechamento de grandes nomes do varejo. A partir dos anos 1990, lojas gigantes quebraram no país, como Mesbla e Arapuã.
De acordo com o economista do Centro de Excelência em Varejo da FGV (Fundação Getulio Vargas) Roberto Kanter, essa situação das varejistas decorre da combinação de fatores como má administração e concorrência com companhias especializadas.
Assim, q trajetória das grandes varejistas, apesar das particularidades de cada uma, é bastante semelhante. Por isso, é possível traçar fatores que levam ao fechamento de tais companhias.
Crise da Americanas
A crise anunciada recentemente pela Americanas ainda está em processo de investigação. No entanto, a empresa era considerada uma das maiores do país do setor varejista. Por isso, o rombo bilionário inicial de R$ 20 bilhões abalou completamente as estruturas.
Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu para chegar a esse patamar. No momento, com o processo de recuperação judicial em curso, a dívida da companhia ultrapassa a casa dos R$ 41 bilhões.
A situação da empresa colocou em foco outra grande companhia que viu suas ações despencarem: a Ambev, que foi acusada de também contar com um rombo bilionário em decorrência de manobras tributárias.
Fechamento de grandes varejistas
Em um passado não tão distante, alguns grandes nomes também fecharam suas lojas depois de assumirem dívidas bilionárias, como acontece com a Americanas nesse momento. Isso ocorre porque, em muitos casos, as varejistas trabalham com vendas de itens e produtos das mais diversas áreas.
Assim, com o surgimento de lojas especializadas, a concorrência fica muito maior e os clientes tendem a migrar para outras opções que se mostrem melhor empenhadas no que diz respeito à qualidade. Isso acometeu nomes como Ultralar, Mesbla e Arapuã.
Dessa forma, a alta concorrência, somada à dificuldade em lidar com problemas financeiros, fez com que muitas dessas lojas acumulassem dívidas enormes, o que veio a resultar na declaração de falência.