Como será o futuro da área de Farmácia no mundo?
Com a automatização de grande parte dos trabalhos realizados por seres humanos aliada a uma inteligência artificial cada vez mais eficiente, fica difícil imaginar como será o setor de serviços no futuro. Na área da Saúde isso não é diferente, e já podemos esperar grandes mudanças na forma de se fazer exames e consultas, por exemplo.
Outro campo que pode passar por mudanças significativas é o farmacêutico. Você já parou para imaginar como serão as farmácias no futuro?
Mais prevenção e menos tratamento
Segundo pesquisas realizadas por organizações como o Journal of American Pharmacists e o JP Morgan, as farmácias devem estar cada vez mais presentes na prevenção, e não apenas no tratamento de doenças. É esperado que clientes busquem vitaminas, suplementos, testes e vacinas nesses estabelecimentos em vez de procurarem apenas remédios.
Isso faz parte de um processo que une um acesso cada vez mais fácil a esse tipo de produto ao mesmo tempo que aplicativos e serviços inteligentes de farmácia passam a auxiliar consumidores e profissionais nas melhores escolhas de saúde. Equipamentos de monitoramento também podem se tornar comuns nas farmácias, aumentando a influência do profissional farmacêutico no dia a dia.
Assim como testes de covid-19 e de outras doenças podem ser feitos e analisados por um profissional dessa área, é possível que existam mais procedimentos desse tipo sendo feitos nas farmácias. Alguns exemplos são teste de esforço, monitoramento cardíaco, farmacoterapia e rastreamento de saúde.
Farmácia em casa e telefarmácia
Você já deve estar acostumado com a estrutura clássica de uma farmácia física: alguns atendentes nos caixas, vendedores nos corredores e farmacêuticos nos fundos. Porém, novas modalidades podem levar a atividade a ter modelos cada vez mais remotos e digitais. Dois deles já estão sendo implementados com alto índice de sucesso: farmácia em casa e telefarmácia.
A farmácia em casa é um serviço parecido com o delivery de comida, em que um entregador vai com o pedido até o endereço do cliente, que recebe as compras no conforto de casa, sem precisar ir ao estabelecimento. Essa modalidade foi especialmente adotada durante o período de isolamento social na pandemia de covid-19, mas continua sendo uma ótima opção para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Uma boa estratégia para quem tem doenças crônicas é montar a famosa “farmacinha“.
Já a telefarmácia é um serviço mais completo que pode ser usado para ter resultados de exames, testes e outros procedimentos ligados a prevenção e tratamento de doenças. Foi definida em regulamentação como um exercício da Farmácia Clínica e pode ser um dos pilares da próxima geração do exercício da atividade farmacêutica. O nome pode enganar, mas não se trata apenas de ligações, já que esses serviços estão disponíveis por aplicativos e outros meios digitais para auxiliar a população.