5 benefícios da tecnologia para as equipes comerciais na farmácia
Utilizar da tecnologia para potencializar as metas da equipe de vendas facilita a experiência de todos que estão nesse processo
A tecnologia pode ser uma grande aliada para o consumidor, mas o que de fato muda na rotina de quem trabalha diariamente com vendas?
É nítido que o varejo alimentar colhe os frutos da utilização de novas tecnologias para potencializar suas vendas, mas quando se trata do varejo farmacêutico, o que vem mudando? Até que ponto a tecnologia pode auxiliar o time comercial a otimizar suas operações? Ao longo deste artigo, apresento cinco benefícios do uso da tecnologia e como ela pode impactar positivamente as equipes comerciais na farmácia.
1. Melhor experiência para as duas pontas
Sabemos que o papel da tecnologia é facilitar a experiência do consumidor final, mas não é só esse grupo que se beneficia das facilidades oriundas desse meio, a equipe que atua no balcão pode ter seu trabalho de atendimento potencializado, uma vez que é possível englobar os multicanais de vendas e contato.
2. Venda personalizada
Quando o cliente chega no balcão, nada mais desgastante do que oferecer algo que ele não está procurando. Por isso, contar com uma tecnologia que capacite os funcionários a aproveitar todo o potencial de compra das cestas faz toda a diferença na hora do atendimento. Um bom exemplo desse tipo de tecnologia é a utilização do CRM, que quando construído com base na ciência do consumo, ou seja, o estudo baseado na análise das relações e do comportamento de compra para tratar as necessidades de cada indivíduo mesmo dentro de uma grande massa de dados, ganha mais eficiência na hora de conhecer o que os seus clientes estão comprando e o que podem comprar futuramente.
3. Comunicação mais efetiva
Tendo como captar cadastros e conhecer o comportamento de consumo de cada cliente por meio do CRM, chega a hora de se comunicar com ele de forma direcionada. Ao usar os dados da plataforma para a gestão de relacionamento, é possível trabalhar não apenas com os lembretes, mas com antecipação de compra (as cartelas necessárias para os próximos meses), parcelamentos, ofertas direcionadas para aquele perfil de cliente, incluindo os produtos que não são medicamentos.
Com o uso da tecnologia, o time comercial consegue auxiliar com mais amparo o cliente que está na loja, e até mesmo ajudá-lo antes de chegar ao estabelecimento. Um bom exemplo para isso são os lembretes de datas para reposição de medicamentos de uso contínuo e de anticoncepcionais, que podem ser feitos por SMS, e-mail e outros recursos de entrega de mensagens.
4. Melhor aproveitamento das datas sazonais
O varejo farmacêutico também tem suas ações estratégias para datas sazonais, e não se restringe apenas a eventos mais comemorados, tem também datas relacionadas a área de saúde, entre outras.
Criar um calendário sazonal específico para farmácia pode trazer muitas vantagens: as vendas aumentam; reforça-se a identidade do negócio; cria-se um maior um fluxo de entrada e saída de produtos; aumenta-se a clientela; e, principalmente, é possível conquistar a fidelização. E trabalhar com datas comemorativas planejadas mês a mês é um bom momento para apresentar novidades específicas, e as farmácias podem ir muito além das vendas convencionais direcionadas somente para verão e inverno, como exemplos. Se considerarmos o amplo portfólio de produtos presente numa farmácia, há todo um universo a ser explorado.
5. Clientela fidelizada
A atualização dos dados nas ferramentas digitais viabiliza que suas ofertas e ações sejam sempre certeiras, possibilitando a fidelização dos seus clientes e a ampliação do número de produtos e do valor das vendas a cada momento de contato com eles.
Utilizar da tecnologia para potencializar as metas da equipe de vendas é um grande trunfo, e mais do que isso, facilita a experiência de todos que estão nesse processo.
Veja o comportamento de consumo no varejo farmacêutico
Fonte: vice-presidente de operações da Bnex, Marcelo Vienna, com exclusividade para o Guia da Farmácia.