RD é 2º e-commerce de farmácia com maior tráfego no mundo
Um e-commerce de farmácia brasileiro é destaque mundial. Com 26 milhões de visualizações nos últimos três meses, a Raia Drogasil registrou o segundo maior tráfego do mundo entre plataformas do gênero – atrás apenas da gigante CVS.
Os dados são da SimilarWeb, ferramenta analítica que mensura o tráfego gerado pelas páginas da internet, e estão baseados na média mensal de visitações entre julho e setembro.
Os resultados da rede consideram o tráfego gerado pelas páginas da Droga Raia e da Drogasil, respectivamente com 17,6 milhões e 8,4 milhões de acessos. A Consulta Remédios, com 11,5 milhões de views, aparece no 10º lugar.
Ambas, porém, estão bem distantes da CVS, que contabilizou média de 83 milhões. As demais empresas brasileiras no ranking são a Drogasil (14ª colocação), Drogaria São Paulo (16ª), Pague Menos (24ª) e Panvel (27ª).
O Brasil empata com Rússia no número de empresas presentes na lista, com quantidade superior à de mercados como Estados Unidos e Índia. Grandes players do varejo, entre os quais a Walgreens, sequer figuram no top 30.
E-commerce de farmácia emergiu na pandemia
Para especialistas, o advento forçoso das farmácias online no Brasil em virtude da pandemia vem colaborando para a representatividade expressiva do país no tráfego. “Mas as empresas bem ranqueadas estão desenvolvendo um trabalho completo de marketing digital. Constatamos um investimento significativo em mídia paga, incluindo links patrocinados, display e social, e na otimização da busca orgânica no Google”, avalia Jacqueline Glat, gerente de relacionamento com o cliente da Similarweb no Brasil.
Segundo ela, as plataformas que apresentam melhor performance também apostam em aplicativos próprios. “Registramos ainda o crescimento de acessos diretos, o que acontece por meio de um trabalho contínuo e de um investimento relevante em termos de alcance de marca, especialmente em mídias não digitais. Além disso, as redes vêm emprestando uma atenção especial à experiência do usuário, resultando em maior lealdade”, acrescenta.
Digitalização na Raia Drogasil ganhou força em 2018
Mas em 2018, a digitalização já fazia parte do planejamento estratégico da Raia Drogasil. Antes da pandemia, apenas 1% da receita era originária das vendas online. O percentual saltou para 10%.
“Muitos consumidores têm uma drogaria perto de casa. Mas para que a empresa seja realmente relevante no digital, é necessário que esses clientes encontrem um nível de serviço que compense a compra online em vez do simples ato de atravessar a rua”, avalia Vitor Bertoncini, diretor executivo de marketing.
Sustentada pelas operações digitais, a rede vem assegurando a entrega de 89% das encomendas em menos de quatro horas. “A maioria dos produtos não sai de um centro de distribuição, mas de perto da casa do cliente”, complementa.
As 30 redes de farmácias com maior tráfego na web | |
(em milhões de visualizações) | |
REDE | AUDIÊNCIA |
1. CVS (EUA) | 83 |
2. Apteka (RUS) | 24,5 |
3. Good RX (EUA) | 19,4 |
4. Droga Raia (BRA) | 17,6 |
5. Apollo (IND) | 15,1 |
6. Netmeds (IND) | 13,3 |
7. Doz (POL) | 11,9 |
8. Pharm Easy (IND) | 11,8 |
9. EPark (JAP) | 11,7 |
10. Consulta Remédios (BRA) | 11,5 |
11. Fahorro (MEX) | 10,5 |
12. Rite Aid (EUA) | 9,5 |
13. Zdrav City (RUS) | 9,1 |
14. Drogasil (BRA) | 8,4 |
15. Asna (RUS) | 7,7 |
16. Drogaria São Paulo (BRA) | 7,6 |
17. Apotea (SUE) | 6,9 |
18. Shoppers Drug Mart (CAN) | 6,6 |
19. Darooyab (IRL) | 6,5 |
20. Gorzdrav (RUS) | 5,6 |
21. Single Care (EUA) | 5,3 |
22. Ilacrehberi (TUR) | 4,9 |
23. Planetaz Dorovo (RUS) | 4,8 |
24. Pague Menos (BRA) | 4,5 |
25. Farmácia San Pablo (MEX) | 4,4 |
26. Stolichki (RUS) | 4,1 |
27. Panvel (BRA) | 3,5 |
28. Kegg (JAP) | 3,4 |
29. Farmácias Guadalajara (MEX) | 3,4 |
30. Medplus Mart (IND) | 3,4 |
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico