Consumo de perfumes masculinos cresce no Brasil, com preferência por fragrâncias amadeiradas
O homem está cada dia mais vaidoso e o investimento em procedimentos estéticos, cosméticos e perfumes seguem numa crescente nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a indústria da beleza aumentou 6,5% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Destacam-se os segmentos de perfumaria, com alta de 8,9%, cosméticos (3,6%) e higiene pessoal (3,5%).
Em agosto, com o Dia dos Pais, essa procura aumenta, e segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os perfumes ficaram na segunda posição na lista de presentes, atrás, apenas, das roupas. Já segundo a GQ Brasil, com dados do Google, a busca por perfumes masculinos cresceu 3.900% na época da Black Friday 2021.
Segundo a Takasago, uma das cinco maiores empresas de fragrâncias e aromas do mundo (com operação em 27 países, incluindo o Brasil), existem alguns ‘cheiros’ favoritos entre os homens, apesar de não haver regras explícitas na construção de fragrâncias. De acordo com a multinacional japonesa, o mercado se desenvolveu de maneira no qual estruturas florais, notas mais balsâmicas, adocicadas e frutadas sempre foram direcionados ao público feminino, enquanto as notas amadeiradas e aromáticas são mais associadas ao gosto masculino.
Ao longo dos anos, o mercado moldou como os três pilares olfativos masculinos: o fougére, que traz diversas variações na estrutura, podendo ser mais aromático, marine ou cítrico, o tradicional amadeirado e os ambarados, principalmente nos últimos anos, o que fica mais claro com o sucesso do ‘One Million’, da Paco Rabanne, no mercado brasileiro, que traz estruturas mais adocicadas, balsâmicas, fragrâncias amadeiradas, mas com notas de baunilha.
O perfumista Tiago Motta, da Takasago, explica que o processo de criação de uma fragrância é subjetivo, a partir do momento em que recebe o briefing da avaliadora. ‘Geralmente, meu ponto de partida é um coração fresco, amadeirado ou especiado e, a partir disso, vou desenhando a fragrância ao redor dessas famílias. As possibilidades são infinitas’.
Para a gerente de Marketing e Comunicação de Fine Fragrance da Takasago Brasil, Carolina Celli, os perfumes vão muito além de um ‘cheiro bom’: fazem parte do estilo do homem. ‘Do empresário bem-arrumado ao aventureiro robusto, a fragrância é uma parte invisível do nosso estilo pessoal e tem um efeito poderoso na forma como as pessoas veem e lembram de você’.
Mais gastos
Segundo levantamento do Beauty Plan 2022, os consumidores estão mais abertos a procurarem marcas mais acessíveis para economizar: 59% demonstraram disposição para fazer a troca de produtos. Porém, em contrapartida, houve um aumento na expectativa do gasto mensal por pessoa em relação a 2021. Neste ano, o investimento deve ser em torno de R$ 51 a R$ 200 para mais de 60% da amostra.
O levantamento também aponta que, os locais favoritos para compras, no caso dos homens, são as farmácias lojas físicas (67%), seguido pelos sites especializados em produtos e cosméticos (54%). Na terceira posição ficam os supermercados (53%). Em quarto lugar, aparecem as lojas físicas especializadas (32%).